Clique aqui e receba nossa

NEWSLETTER

BOOKMARKS

Central da Reciclagem

Borracha

Reciclagem da Borracha protege o Meio Ambiente

A nova borracha obtida com base no método de reciclagem pode ser aproveitada para fazer uma enorme gama de produtos, que vão desde artigos de decoração, tapetes e brinquedos.

 

reciclagem de materiais tem se tornado uma parte integral da vida humana. Quase todos os produtos que usamos podem ser reciclados e, com isso, há muitos benefícios obtidos a partir do processo de reciclagem de diversos materiais, como é o caso da borracha, que ajuda a prevenir o desperdício de recursos. A reciclagem da borracha preserva o meio ambiente na medida em que evita a degradação do solo e reduz os impactos negativos sobre a natureza, especialmente porque impede que as substâncias altamente tóxicas da borracha entre em contato com a terra ou com as águas, deteriorando esses ambientes a longo prazo.

Em várias regiões do mundo, a população é altamente incentivada a participar ativamente dos processos de reciclagem da borracha para minimizar os impactos negativos que os resíduos deste material causam ao meio ambiente. A reciclagem de materiais feitos de borracha pode chegar a uma taxa de 100% de aproveitamento através de uma série de procedimentos. Os novos produtos obtidos através desses procedimentos são destinados para diversas finalidades, por exemplo, o revestimento de borracha é um produto fantástico que surge da técnica de reciclagem, sendo altamente preferido para a composição de materiais de revestimento.

Reciclagem da borracha Desde pneus de borracha velha, tubos e chapas a quaisquer outros produtos de borracha podem ser reciclados com o objetivo de obter diversos tipos de revestimento. Eles são usados como materiais para revestimentos em áreas de recreação, gramados e no quintal, sendo tipos de revestimentos muito econômicos e com prazo de vida previsto de cerca de 20 anos em média. Mesmo após esse tempo, o material ainda pode ser reciclado para obter uma nova forma de revestimento de borracha.

A reciclagem das borrachas usadas tem se tornado uma norma no cenário atual. A borracha é produzida naturalmente da árvore seringueira ou sinteticamente a partir de fontes de petróleo. No entanto, os dois tipos são bastante semelhantes em propriedades e são igualmente indestrutíveis. Grande parte dos tipos de borracha é destinada à produção de pneus; os pneus usados são triturados, aquecidos e pressionados a fim de se obter uma nova borracha que possui a mesma qualidade da borracha nova.

A nova borracha obtida com base no método de reciclagem pode ser aproveitada para fazer uma enorme gama de produtos, que vão desde artigos de decoração, tapetes, mosaicos, cestas e enfeites, além de inúmeros componentes e ferramentas para o setor industrial e de elétrica. Alguns países recorrem à borracha reciclada misturada a outros materiais de construção, tais como concreto e cimento, para a pavimentação de rodovias, ruas e estradas de alto tráfego. Isso diminui consideravelmente o atrito do pneu dos carros e do pavimento, auxiliando na obtenção de mais eficiência para o combustível, sem contar que, para a natureza, essa medida representa uma enorme vantagem.

Fonte: www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/4332-reciclagem-da-borracha-preserva-o-meio-ambiente/


Editora

.: AUTENTICAÇÃO
agenda