Clique aqui e receba nossa

NEWSLETTER

BOOKMARKS

Eco Cidades
Miracatu - SP

Miracatu - SP

Miracatu é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado na Microrregião de Registro e na Mesorregião do Litoral Sul Paulista, juntamente com Juquitiba, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, localizado na Serra do Cafezal

.: Dados Gerais
agenda

O nome Miracatu deriva do Tupi-guarani e significa "Terra de gente boa." O primeiro nome dado por euro-brasileiros foi Fazenda da Prainha. Como a "prainha" acabou desaparecendo e havia um município no NE do pais com o mesmo nome, escolheu-se finalmente "Miracatu," refletindo a origem tupi-guarani.

.: Sustentabilidade
agenda

.

.: Meio Ambiente
agenda

Alguns dos atrativos naturais locais: Cachoeira da Mutuca - Uma das maiores cachoeiras subverticalizadas do Vale do Ribeira, tem 273 metros e se situa a 8 km do centro, na rodovia Casimiro Teixeira SP 222 sentido Biguá - Iguape. Atividades: Trekking, escalada molhada, watertrekking, cascading, passeio ecológico com observação de fauna e flora, banho e educação ambiental. Cachoeira da Pedra Grande - Com seus 68 metros de altura, está localizada a aproximadamente 14 km da cidade, no centro da Mata Atlântica, na maior Unidade de Conservação do Estado de São Paulo, a APA da Serra do Mar no entorno da Serra do Paranapiacaba. Atividades: Trekking, cascading, rapel, observação de fauna e flora e banho. Cachoeira do Engano - Mais uma das várias cachoeiras do Vale do Ribeira, com 40 metros, possui inúmeras atividades: Cascading, escalada molhada, watertrekking, observação de fauna e flora, banho e educação ambiental. Cachoeira do Fau - Com apenas seis metros de queda, mas com uma característica única, para prática do cascading e com um volume considerável de água, exibe uma plataforma oculta para duas pessoas em seu interior, que permite de dentro para fora, mergulhar num refluxo totalmente seguro. Situa-se a 16 km do centro da cidade. Atividades: cascading, toboágua, canyoning, banho e mergulho, tirolesa (200 m), arvorismo. Cachoeira do Manecão - Uma das cachoeiras subverticalizadas do Vale do Ribeira, com 73 metros, é de fácil acesso, com nível I de dificuldade, para os que gostam de muita aventura, emoção e lazer junto à natureza. Atividades: Trekking, escalada molhada, cascading, observação de fauna e flora e educação ambiental. Rio São Lourenço O rio São Lourenço abrange uma extensão de 59 km e é imprescindível para a região, pois se tornou uma fonte permanente de recursos hídricos mantendo os sistemas de abastecimento de água. E ainda temos: Ø Corredeiras de Biguá; Ø Cachoeira do Sobe e Desce com 30 m; Ø Cachoeira da Cachumba com 25 m; Ø Cachoeira da Vista Grande com 15 m; Ø Cachoeira do Quiri; Ø Represa da Fumaça.

.: Educação & Cultura Ambiental
agenda

.

.: Urbanismo e Habitação Sustentável
agenda

.

.: Resíduos (Lixo / Esgoto) & Reciclagem
agenda

.

.: Recursos Renováveis (Água e Energia)
agenda

A hidrografia é dominada pelos Rios São Lourenço, São Lourencinho, Itariri e seus afluentes, que deságuam no Rio Ribeira de Iguape.

.: Economia Sustentável Municipal
agenda

O artesanato produzido no município com a utilização da fibra da bananeira, tornou-se, atualmente, uma importante fonte de renda para muitas famílias, tendo conquistado espaço no mercado interno e sendo exportado para vários países. A “Banarte” é uma cooperativa informal, composta por um grupo de artesãos, que utilizam a fibra na confecção de tapetes, baús, almofadas, jogos americanos, esteiras, bolsas, cachepôs, etc. Sua produção é comercializada na “Casa do Artesão” (em Miracatu), em lojas (C&A, Casa e Construção, Filhos da Terra Brasil, dentre outras), em feiras no município e na região, no Revelando São Paulo, no Museu da Casa Brasileira, na Guift Fair, na Casa Cor e na Maison e Objet (feira de decoração na França). O cipó também é utilizado com sucesso na produção de artesanato. Com o cipó imbé, encontrado apenas em matas virgens, o pernambucano Gercino Antonio de Lima, deu o grande salto da sua vida. Ele trabalha há 36 anos com artesanato e vende suas peças na beira da Rodovia Régis Bittencourt. Na Casa do Artesão, espaço cedido pela prefeitura, ficam expostos e são comercializados os trabalhos com a fibra da bananeira e com o cipó.

27618

Numero de Visitas da Eco Cidade

nesta página desde


.: CONTATOS
endereco

.
Miracatu
CEP: 11850-000

E-mail: prefeitura@miracatu.sp.gov.br
Telefone: (13) 3847 - 7000
Site: http://www.miracatu.sp.gov.br/portal1/intro.asp?iIdMun=100135340

.: MURAL
agenda

Últimas postagens

.: AUTENTICAÇÃO
agenda