Clique aqui e receba nossa

NEWSLETTER

BOOKMARKS

Eco Cidades
Iporanga - SP

Iporanga - SP

Iporanga é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 24º35'09" sul e a uma longitude 48º35'34" oeste, estando a uma altitude de 81 metros.

.: Dados Gerais
agenda

Toponímia "Iporanga" é um vocábulo de origem tupi que significa "água bonita", através da junção dos termos 'y ("água") e porang ("bonito")[6]. [editar]História Os primeiros vestígios de ocupação de ascendência europeia em Iporanga ocorreu em 1600 sendo que só veio a ser habitada em meados de 1650, com a exploração do ouro, e ai se deu a formação do garimpo de Santo António. Iporanga teve a fundação oficial do arraial, no ano de 1755, e teve seus primeiros traços na história a partir de 1650 em registro de terras com o nome de Upuranga. [editar]Geografia Situada no coração da mata atlântica, junto às margens do Rio Ribeira de Iguape, e na foz do Ribeirão Iporanga. É conhecida como Capital das Cavernas, devido a grande incidência de cavernas calcárias na área do município. Cerca de 360 cavernas catalogadas, a maior concentração do Brasil e possivelmente do mundo.

.: Sustentabilidade
agenda

.

.: Meio Ambiente
agenda

Turismo O Município e cercado por Unidades de Conservação, dentre as quais se destaca o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR, que com cerca de 35.712 hectares abriga o valioso patrimônio natural, composto por sítios espeleologicos, paleontológicos, arqueológicos e históricos além da grande diversidade biológica característica da Mata Atlântica preservada em toda sua extensão. Em 1999 essa região foi reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. [editar]Cavernas Santana, Morro Preto, Couto, Água Suja, Lage Branca, Lambari de Baixo, Lambari de cima, Casa de Pedra, dentre outras. (Catalogadas mais de 300) Conheça Iporanga, Paraíso do Ecoturismo Considerada a Capital das Cavernas, possui a maior concentração de cavernas do Brasil, com mais de 300 catalogadas, destaque para a caverna Casa de Pedra que possui o maior portal do mundo, com 215m de altura e também para a caverna de Santana, a mais ornamentada e visitada da região. Abrange em seu território o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), o parque das cavernas, trilhas, cachoeiras e diversidade de fauna e flora, uma das poucas áreas restantes de Mata Atlântica do país. Os rios, trilhas, cachoeiras e cavernas de Iporanga formam um cenário ideal para o ecoturismo e a para a prática de esportes de aventura, como rapel, trekking, boia-cross e cascading. Patrimônio Histórico: Fundada em 1576 com a mineração do ouro, mantém sua história e tradições com seus casarios, construções coloniais em estilo barroco tombadas pelo CONDEPHAAT e suas diversas comunidades quilombolas. Patrimônio da Humanidade: Iporanga está localizada numa região de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, considerada pela UNESCO como patrimônio da humanidade. A área do município está distribuída em três Parques Estaduais. Venha conhecer Iporanga, parte da historia do Brasil e se encantar com nossas belezas naturais e culturais! Cachoeiras Sem fim, Andorinhas, Beija - Flor, Taquaruvira, dentre outras.

.: Educação & Cultura Ambiental
agenda

.

.: Urbanismo e Habitação Sustentável
agenda

.

.: Resíduos (Lixo / Esgoto) & Reciclagem
agenda

.

.: Recursos Renováveis (Água e Energia)
agenda

.

.: Economia Sustentável Municipal
agenda

.

24225

Numero de Visitas da Eco Cidade

nesta página desde


.: CONTATOS
endereco

.
Iporanga
CEP: 18330-000

E-mail: prefeitura@iporanga.sp.gov.br
Telefone: 15-3556 1420
Site: http://www.iporanga.sp.gov.br/novo_site/index.php

.: MURAL
agenda

Últimas postagens

.: AUTENTICAÇÃO
agenda